Segundo o consultor do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli, a existência de grandes redes de fast food ou agências bancárias na mesma rua ou avenida é um bom indicativo de que o local tem movimento e se caracteriza como um bom ponto comercial. São lugares que já foram estudados por essas empresas e se mostraram atrativos. "Não é garantia de sucesso, mas a possibilidade aumenta muito", afirma.
Essa é uma das orientações do especialista. A escolha do ponto comercial é um processo trabalhoso, mas que não pode ser negligenciado de forma nenhuma. Sinelli lembra o caso de um salão de beleza que, após ser assaltado diversas vezes, saiu de um local movimentado e foi para uma rua a algumas quadras de distância.
Mesmo muito bem montado, com fachada bonita, o movimento caiu 70%. O problema estava justamente na vizinhança: uma borracharia com paredes decoradas com pôsteres de mulheres nuas e um terreno baldio com mato alto. A dona do estabelecimento se livrou de um problema, mas arrumou outro, segundo relato do "Jornal de Negócios do Sebrae-SP".
Sinelli alerta também para o cuidado com obstáculos visuais. Um viaduto, por exemplo, pode representar uma barreira para a visualização do seu comércio. Uma loja instalada logo após uma curva também tem problema. Quem está de carro vê a loja, se interessa, mas não consegue parar e promete a si mesmo voltar outra hora. "Mas ele não volta", diz Sinelli. Verifique ainda se o local sofre com enchentes, um desastre em todos os sentidos.
Outro cuidado que o empresário deve ter é o de visitar a região em diferentes horários e dias da semana. Isso serve para montar um retrato completo da rotina do lugar e sua viabilidade.
Veja abaixo 10 dicas para ajudar a decidir:
1. Verifique se a legislação permite a abertura do negócio na região
2. Escolha um lugar de fácil acesso e com boa oferta de transporte público
3. Analise se o perfil do público da região está de acordo com seu produto ou serviço
4. Visite o local em dias e horários diferentes para conhecer a movimentação
5. Observe se há negócios na região que podem trazer público para seu comércio (shoppings, faculdades, hospitais, entre outros)
6. Ofereça estacionamento para os clientes
7. Analise a vizinhança para saber se não há algo que possa prejudicar seu negócio
8. Certifique-se que o imóvel está em situação regular
9. Confira se o imóvel tem infraestrutura para acolher seu negócio e se a região está livre de enchentes
10. Pesquise quanto custa metro quadrado na região para saber se o valor pedido está na média do mercado
Em breve teremos um fórum destinado à pessoas que buscam maior conhecimento do segmento de franquias. Aguarde!
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