O setor de franquias está altíssimo. São abertas 30 por dia em todo país. Mas, antes de fechar negócio, tem que pesquisar.
Lysandra Colliri passou de funcionária de multinacional para dona de pizzaria. A mudança radical foi há um ano. Para comprar uma loja de uma franquia de pizzas, Lysandra precisou se reinventar.
“Uma pessoa que nunca foi muito de cozinha. Tive que ficar 40 dias em treinamento. Aprendi a fazer os recheios, aprendi a abrir a massa, aprendi até a fornear, montar. A parte do atendimento. Muitas vezes falta entregador, a gente tem que sair para entregar a pizza. Você tem que saber tudo. Todos os processos”, conta a franqueada.
Assim como a Lysandra, muita gente tá entrando nesse ramo. No ano passado foram abertas 30 novas franquias por dia em todo o país. Todo o suporte, que só uma rede pode dar, é um dos principais atrativos.
Na hora de escolher o tipo de negócio, o empresário deve pesquisar sobre a marca, conversar com outros franqueados, fazer uma investigação e avaliar a marca. Depois é importante falar diretamente com o franqueador e analisar bem antes de fechar negócio. “O tempo ideal para uma investigação razoável nunca é inferior a um mês”, diz o consultor em franquias, Marcos Rizzo.
O franqueador de salão de beleza, Lúcio Rodrigues, abriu o negócio já pensando em ser um franqueador, um vendedor da própria marca. “O estudo de localização que nós fizemos ele contemplou num plano de dez anos 945 unidades Brasil. A gente traz um conceito de entregar a loja para o franqueado. Então, ele não participa da busca do ponto comercial nem da instalação da loja. Eu entrego a chave da loja para ele”, conta Lúcio.
A franquia do Lúcio custa R$ 130 mil. O valor médio das franquias no país está em R$ 153 mil. Para entrar, ficar e se dar bem nesse ramo, é preciso investir tempo.
Fonte: Jornal Hoje Franquia
Em breve teremos um fórum destinado à pessoas que buscam maior conhecimento do segmento de franquias. Aguarde!
Receba em seu feed notícias de Empreendedorismo e Franquias!
Curta a página do Top Franquia página no Facebook!
Portal Top Franquia foi desenvolvido e é administrado pela agência Somar Comunicação